segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A febre do bitrenzão

...Se soubesse o que seria o mercado dos bitrens nestes últimos doze meses, certamente não teria vendido Bitrem Randon 2002 por R$ 25.000,00 há 2 anos atrás.

As leis de transportes no Brasil mudam de uma maneira imprevisível. Alguns boatos surgem. A rádio peão bota lenha na fogueira. Algumas vezes acerta nas previsões, outras não. Mas é certo de que todo este "zum zum zum " sempre cria um ar de insegurança. Como o que vivemos agora, no tocante aos 9 eixos.

A inflacionada de preços que se deram para este tipo de produto, pode ser representada por dois fatores:

1) O período da safra (e que será recorde no país, certamente)
2) A grande incerteza que paira no ar ref. as liberações para se documentar este tipo de equipamento. Não se sabe até que ponto há interesse "legislativo" em preservar a liberação destes equipamentos ou não.

Feito isso, é fácil entender porque os preços - que já foram de R$ 95.000,00 - hoje afloram os R$ 120 e até R$ 130.000,00. Além da lei da oferta e da demanda, somam-se esta insegurança e ainda a questão da falta de capacidade de se transformar estes equipamentos nas diversas oficinas do ramo.
A maioria dos locais já está tomada pelos próximos 60 dias. Ou seja, ou se compra agora e paga-se o preço pedido ou se "tenta" negociar os produtos a serem alterados e se perde a safra.

Além de todos estes fatores, não poderia deixar de mencionar o fato de que a partir deste ano, todos os clientes que desejarem comprar um caminhão para tracionar qualquer tipo de bitrem, terá que optar por um caminhão 6x4.

Fato é que semana passada um cliente me ligou:
_"Alves, gostaria de comprar um caminhão 6x2 novo - para engatar num bitrem - mas não é mais permitido. Ou compro um 6x2 e fico fadado ao transporte de LS ou compro um 6x4 para engatar num bitrem. Vou ter que partir para um seminovo", completou.

Realmente é isso. A partir de 2011, todos os caminhões 6x2 emplacados, não poderão tracionar bitrem. Serve-se sim, para LS ou mesmo as Vanderléias, mas bitrem não.

Este talvez, seja mais um fator que explique a grande procura pelos equipamentos 9 eixos.

Talvez você leitor, esteja se perguntando o porquê de então não se comprar um 9 eixos novo? Já que o preço seja bem próximo destes usados. O motivo é que o bitrenzão 9 eixos novo, não pode sair de fábrica com comprimento menor que 25m e maior do que 30. Ou seja, o bitrenzão usado, fica dentro dos 19,80m permitido por lei. Podendo trabalhar 24 horas se possível. Diferente dos novos, que tem liberação apenas para trafegarem no período diurno.

Este talvez, na minha teoria, seja um dos motivos que explique a não liberação de transformação para bitrens acima de 2006 -  que foi o ano em que se proibiu a fabricação de Rodotrens até 19,80m no Brasil.

Mudanças e mudanças. Tanto para fabricantes, usários ou mesmo intermediadores, como eu.

Forte abraço a todos...
Alves

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